Grupo Conviva

As principais causas de demência em idosos e como preveni-las

idosa com o queixo apoiado nas mãos e semblante triste por ter demência

A população de idosos dobrou nos últimos 20 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O aumento da expectativa de vida pode ser o grande causador do aumento de demências, doenças ainda frequentes entre idosos.

A demência é um estado clínico produzido por diferentes fatores que acarretam o declínio das capacidades cognitivas e provoca alterações no comportamento do idoso, como a falha na execução de tarefas que antes estava acostumado a realizar.

Existem alguns tipos de demência reversíveis, que geralmente são causadas por fatores como depressão, hipotireoidismo/hipertireoidismo, má nutrição, deficiência de vitaminas como a B12 e ácido fólico, anemia, desidratação, hidrocefalia, entre outros. Já as demências irreversíveis, como o Alzheimer, Parkinson e Doença de Huntington, são caracterizadas por danos irreparáveis ao cérebro.

Conheça abaixo as duas principais formas de demência que se manifestam em idosos:

Alzheimer: É a demência com maior prevalência em idosos, atingindo cerca de 80% de todos os casos. Sua principal característica é a perda da memória, dificuldade na orientação espacial e na realização de tarefas diárias. O Alzheimer é decorrente do depósito das proteínas beta-amilóide e tau no cérebro. Ela é dividida em três estágios: leve, moderado e severo; cujos sintomas vão se tornando mais agressivos com o passar do tempo.

Ainda não se sabe ao certo, mas pesquisas recentes indicam que as melhores formas de prevenção da Doença de Alzheimer são a prática frequente de atividades físicas e exercícios intelectuais ao longo de toda a vida.

Demência Vascular: As doenças provocadas por quadros vasculares são a segunda maior causa de demência entre idosos. Ela pode acontecer devido a uma doença vascular encefálica, que pode ser de natureza isquêmica ou hemorrágica; provocando uma deterioração progressiva na cognição do idoso.

Sua manifestação é súbita e abrupta, e possui maior incidência em homens. A demência vascular ocorre através da obstrução da chegada do sangue e do oxigênio ao cérebro, o que acarreta no rompimento das ligações entre os neurônios.

Dentre as principais características, a perda das funções cognitivas e memória, orientação e raciocínio são as que mais se destacam, impedindo que o idoso com demência vascular consiga realizar normalmente as tarefas com as quais estava acostumado.

Portanto, para aumentar as chances de ter uma velhice saudável e livre de demências, é importante adquirir hábitos saudáveis no dia a dia, como praticar atividades físicas, exercitar o cérebro e alimentar-se de forma saudável!

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *