Grupo Conviva

Chá verde pode diminuir problemas funcionais em idosos

cha verde beneficios para idosos

Além de serem muito saborosos, os chás são conhecidos por trazerem benefícios para o organismo. Quem nunca ouviu falar de um chazinho ótimo para alguma situação específica: diurético, calmante, digestivo… Embora seu uso não seja aconselhado como medicação, são de grande ajuda em muitos momentos.

Um dos mais famosos é o chá verde, geralmente usado por quem está a procura de mais energia, já que tem uma quantidade considerável de cafeína. Além disso, alguns cientistas da Universidade Tohoku, no Japão, concluíram que o chá verde traz benefícios para os idosos. Em uma pesquisa, concluíram que pessoas nessa faixa etária que tomam o chá com frequência são menos propensos a ter declínio de suas funções cognitivas.

Como foi feita a pesquisa

O estudo comparou os hábitos de 14 mil pessoas com mais de 65 anos durante 3 anos. Aqueles que tomaram pelo menos 5 xícaras de diversos chás por dia tiveram cerca de 30% menos chance de desenvolver problemas funcionais do que os que tomavam menos de uma xícara diária.

Em resumo, esses idosos eram mais ágeis e independentes, com menos dificuldades em cumprir tarefas básicas do dia a dia, como tomar banho e se vestir. É importante também lembrar que o consumo de chá é maior no oriente. Então, tratando-se do Japão, não é incomum que os idosos consumam tanto a bebida.

Benefícios do chá verde

Segundo os pesquisadores, o chá verde quando tomado moderadamente tem efeitos benéficos por causa de sua concentração de antioxidantes, que são capazes de evitar danos celulares. Isso acaba prevenindo doenças cardiovasculares e até mesmo doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer e o Parkinson.

Mas, atenção: lembre-se que o chá verde contém uma boa quantidade de cafeína. Embora essa seja menor do que a concentração presente no café, evite exagerar caso o idoso tenha sensibilidade a essa substância.

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *