Grupo Conviva

Contato com a natureza melhora o sono de idosos

Dormir bem à noite é importante para todos, independente da idade. Ter o hábito de dormir pelo menos seis horas por noite de forma ininterrupta previne hipertensão e depressão, fortalece a memória, controla o diabetes, entre muitos outros benefícios. Porém, é frequente que idosos se queixem de não conseguirem dormir a noite toda por diversas razões, o que é bastante prejudicial para a saúde física e emocional deles.

Pesquisas vêm mostrando que o contato frequente com a natureza – seja em parques, praias ou até mesmo no quintal de casa – ajuda os idosos a dormirem melhor e por mais horas seguidas. Uma das explicações para isso é a exposição aos raios solares, que ajusta o relógio biológico do corpo, controlando, por exemplo, o apetite e o sono. Além disso, ter mais contato com áreas verdes faz com que os idosos se movimentem mais, o que também auxilia na qualidade do sono.

Além dos benefícios para o sono, o contato com a natureza faz com que o idoso respire ar mais fresco e limpo, regulando os níveis de Serotonina, o hormônio que promove sensação de felicidade e bem-estar, diminuindo o estresse e riscos de depressão.

      

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *