Grupo Conviva

Afinal, o que é um Centro-Dia ou Day Care para idosos?

Cada vez mais conhecidos no Brasil, os Centros-Dias ou Day Care estão se tornando a melhor solução para muitos idosos e suas famílias, visto que as pessoas estão vivendo mais e muitas delas precisam de auxílio e suporte a todo momento.

Uma vez que cada indivíduo envelhece de uma forma, estes espaços são voltados para aqueles idosos que possuem algum comprometimento físico ou cognitivo em estágios leves e moderados, e que necessitem de estímulos constantes para desacelerar a evolução do quadro, e que também carecem de convívio social.

Dessa forma, Centro-Dia ou Day Care é um espaço que tem por objetivo proporcionar estímulos físicos e cognitivos, experiências prazerosas e oferecer os cuidados necessários de alimentação e higiene, além de ser um espaço de interação e socialização.

Com o objetivo de manter o vínculo familiar do idoso, estes espaços funcionam de segunda à sexta feira, no horário comercial. Assim, o idoso pode sempre retornar ao conforto de sua casa e compartilhar suas experiências, e a família pode manter suas tarefas diurnas sem preocupações, reduzindo também sua sobrecarga.

Além de todos os cuidados de alimentação e higiene realizado por cuidadores, os Centros-Dias possuem uma equipe multiprofissional que irá realizar diversas atividades com eles ao longo do dia, como musicoterapeutas, arte terapeutas, educadores físicos, entre muitos outros, que irão trabalhar sempre levando em consideração o perfil e a limitação de cada idoso. Além disso, esta equipe fará o gerenciamento do cuidado de cada idoso, acompanhamento seu quadro e sempre promovendo orientações para os familiares.

 

Para mais informações, entre em contato:

contato@grupoconviva.com / (19) 3885-0773

Sobre o Autor Ver todos os posts Autor

Rebeca Caldeira

Bacharel em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestranda em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolve pesquisa com cuidadores de idosos também idosos. Especialista em Estimulação Cognitiva para idoso pelo Instituto Pinus Longaeva. Capacitada para ministrar Dança Sênior pelo Instituto Bethesda. Atualmente, desenvolve trabalho como gerontóloga no Conviva Day Care, em Indaiatuba.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *