Grupo Conviva

A importância da estimulação cognitiva para os idosos

A estimulação cognitiva tem por objetivo trabalhar e estimular as funções cerebrais da pessoa, ou seja, sua capacidade de memorização, concentração, coordenação, atenção, resolução de problemas, entre outras, visando preservar ou melhorar tais funções.

Entre idosos saudáveis, os quais apresentam redução do número de células nervosas, assim como uma diminuição na velocidade de condução do estímulo nervoso, a estimulação cognitiva é muito importante para desacelerar este processo e manter o cérebro trabalhando da forma correta por toda a vida.

Entre idosos com algum tipo de demência, como a Doença de Alzheimer, a estimulação cognitiva frequente – associada à medicação adequada – é fundamental para retardar o avançar do quadro e amenizar seus sintomas. Além de melhorar as funções cerebrais, a confiança, autonomia, auto estima e controle do idoso também melhoram com a prática da estimulação.

Estas atividades devem ser realizadas de forma mais eficiente por um especialista, mas também podem ser conduzidas pelos familiares ou cuidadores, através de jogos diversos, leitura e escrita, quebra-cabeça, cálculos, utilização de calendário, recordação de histórias, entre muitos outros. Lembrando que a atividade deve ser prazerosa para o idoso, e os resultados da estimulação cognitiva são potencializados quando associados à práticas físicas e ao convívio social.

Sobre o Autor Ver todos os posts Autor

Rebeca Caldeira

Bacharel em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestranda em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolve pesquisa com cuidadores de idosos também idosos. Especialista em Estimulação Cognitiva para idoso pelo Instituto Pinus Longaeva. Capacitada para ministrar Dança Sênior pelo Instituto Bethesda. Atualmente, desenvolve trabalho como gerontóloga no Conviva Day Care, em Indaiatuba.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *