Grupo Conviva

Qualidade de vida: Contribuições da Musicoterapia para o Idoso

A Musicoterapia utiliza a criatividade para otimizar o processo de envelhecimento do idoso, através do estímulo de suas capacidades físicas e intelectuais por meio de experiências musicais. Através de músicas que fizeram parte de sua história, estimula-se funções mentais, resgatando memórias e despertando interesses; contribuindo assim para sua qualidade de vida.

Os efeitos que a música provoca no ser humano são muitas vezes imediatos, tanto na parte motora quanto emocional. A música tem o poder  de ultrapassar barreiras e gerações, transcender o tempo, aproximar momentos e datas, e ressignificar memórias, sendo este o pano de fundo da trilha sonora do “filme da nossa vida”. Na Musicoterapia trabalhamos um “vale a pena ouvir de novo”, com uma nova visão do momento vivenciado.

A Musicoterapia permite ao idoso ampliar o sentido da “velhice”, a percepção de compreender que  recordar , muitas vezes, não é reviver, mas refletir novamente com as idéias e sabedoria adquiridas até o momento . Trabalha-se essas memórias  musicalmente de modo prazeroso, sempre elaborado com critério terapêutico, recuperando musicalmente aspectos parcialmente perdidos. Esta aceitação do contexto atual e autovalorização é de extrema importância pois mexe com a autoestima.

Dessa forma, os principais objetivos terapêuticos traçados na Musicoterapia  são aumento da autoestima, integração/interação/socialização , diminuição da ansiedade e agressividade, melhora do humor, fortalecimento da identidade, resgate e estimulação da memória, estimulação motora, orientação espacial e temporal.

Sobre o Autor Ver todos os posts Autor

Talita Ribeiro Passoni

Apemesp 354 | CBO- 2263-05 | Musicoterapeuta, Bacharel em Musicoterapia pela UNESPAR- FAP (Faculdade de Artes do Paraná – Curitiba – PR no ano de 2003. Flautista, formada no curso básico de música – instrumento flauta doce do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari – Salto – SP no ano de 1996. Atualização no curso de Pós – Graduação (disciplina optativa) de Educação Especial pela Unimep ( Piracicaba – SP) – 2006. Pós – Graduada no curso de Arte, Educação e Terapia do SEAD – Isepe no ano de 2012. Palestrante em Simpósios Brasileiros de Musicoterapia nos anos de 2006 e 2009 com artigos publicados. Participante de eventos da área a nível regional, nacional e internacional.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *