Grupo Conviva

Medo de cair e isolamento social entre idosos

O medo de cair, que caracteriza-se pela ansiedade ao caminhar ou preocupação excessiva em cair, pode existir por diversos fatores como problemas de visão, quedas anteriores, limitações físicas, entre outros.

Entre pessoas acima de 60 anos, uma queda pode significar fraturas, lesões graves, dependência física temporária ou duradoura e até mesmo morte direta ou indireta. Além destas consequências, uma queda pode gerar uma importante perda de auto-estima e sentimento de auto eficácia, assim como falta de confiança para caminhar e realizar tarefas cotidianas.

Outra consequência bastante comum é o medo de cair, que pode ser tão incapacitante quanto a queda em si e, portanto, deve ser prevenido e trabalhado. Diversas pesquisas realizadas sobre os maiores temores na terceira idade, cair é, frequentemente, o item no topo da lista, superando o medo do crime e dos problemas financeiros. Além de afetar o emocional e o psicológico do idoso, este medo pode contribuir significativamente para o isolamento social do mesmo, ou seja, a redução drástica de atividades em seu dia-a-dia e pouca ou nenhuma convivência com outras pessoas. Essas limitações os leva à mobilidade reduzida e à perda de aptidão física por perda de massa muscular e de equilíbrio, o que por sua vez aumenta o risco de cair, assim como aumenta exponencialmente os riscos de depressão e ansiedade

Portanto, é de extrema importância que os cuidadores, familiares e profissionais da saúde se conscientizem a este respeito,  para que juntos possam fazer intervenções e ajudar os idosos a se sentirem mais confiantes sobre sua capacidade de fazer essas atividades com segurança.

Clique aqui e confira outras dicas de como prevenir quedas em idosos.

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *