Grupo Conviva

Quais são as fases da Doença de Alzheimer?

De modo geral, a doença de Alzheimer é dividida em três fases: Inicial, Moderada e Grave. As alterações e sintomas podem variar significativamente entre as pessoas, mas estas divisões existem para que os cuidadores, familiares e profissionais da saúde possam compreender melhor o momento no qual o indivíduo se encontra, e qual a melhor condutas a serem seguidas. Assim, é muito importante que os sejam identificados cada um dos sintomas e comportamentos, para que o tratamento mais adequado seja recomendado, e para que todos possam se preparar e se fortalecer diante de cada uma das fases.

Fase Inicial

Nesta fase, o indivíduo ainda é capaz de realizar a grande maioria das atividades básicas, como se alimentar sem ajuda, ir ao banheiro, se trocar, entre outros. A principal característica desta fase é a perda de memória recente, como por exemplo se esquecer de coisas que aconteceram há pouco tempo ou perguntar várias vezes a mesma coisa. Além disso, a localização tempo-espacial já está prejudicada, assim como funções mais complexas como administrar seu dinheiro, fazer cálculos e solucionar problemas. Nesta fase também é comum que o indivíduo apresente alterações de humor recorrentes, e até mesmo quadros depressivos.

Fase Moderada

Na fase moderada, as dificuldades da fase inicial estão mais intensas, e há um maior prejuízo da memória. As alterações de humor e comportamento estão mais evidentes, e as dificuldades de comunicação também estão mais presentes, sendo mais difícil que o indivíduo siga comandos mais complexos. A memória recente já está bastante comprometida, e a memória de médio prazo também já esta prejudicada. Nesta fase, é comum que o indivíduo precise de um acompanhante praticamente o tempo todo, seja para auxiliar a realizar as tarefas ou apenas supervisionar, evitando assim acidentes e constrangimentos.

Frase Grave

Além da memória, as outras funções cognitivas já estão bastante comprometidas, como atenção, raciocínio, linguagem, coordenação, localização entre outras. Existem alterações importantes de comportamento e humor, podendo oscilar bastante ao longo do dia. Nesta fase, o indivíduo apresenta grande dependência de terceiros para realizar seus auto cuidados. Na fase grave mais avançada, o indivíduo geralmente apresenta incontinência urinária e fecal, possui dificuldade para engolir, caminhar e muitas vezes não apresenta nenhuma capacidade de comunicação.

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *