Grupo Conviva

Os benefícios da natureza para os idosos

Além de prazeroso, o contato com a natureza vem se mostrando cada vez mais importante para um envelhecimento com qualidade, segundo apontam diversos estudos. Os principais motivos são:

  1. Ao estar perto da natureza, os idosos respiram um ar mais fresco e limpo, o que regula os níveis de Serotonina, (hormônio que promove sensação de felicidade e bem-estar), diminuindo assim a pressão arterial, o estresse e riscos de depressão.
  2. Além da Serotonina, o contato frequente com a natureza permite também um maior contato com o sol, que é uma excelente fonte de vitamina D. É graças à vitamina D que o nosso corpo absorve melhor o cálcio, responsável por fortalecer nossos ossos.
  3. A vitamina D também contribui para um humor mais leve e ajuda até mesmo na redução do risco de doenças como o câncer, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e doenças cardíacas, pois ela promove o relaxamento dos vasos e a diminuição da pressão arterial.
  4. Outro benefício do contato com a natureza e o sol é um sono de mais qualidade e mais duradouro. Uma das explicações para isso é a exposição aos raios solares, que ajusta o relógio biológico do corpo.
  5. A natureza também contribui para o descanso para o cérebro, pois este órgão entra em um estado chamado de rede neural em modo padrão. Isso faz com que os processos de desenvolvimento e de compreensão ocorram mais fluidamente e nos ajudam a entender mais sobre nossas próprias identidades.

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *