Grupo Conviva

5 dicas para prevenir a Osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição anormal de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas. Se não for prevenida precocemente, ou se não for tratada, a perda de massa óssea vai aumentando progressivamente, de forma assintomática, sem manifestações, até à ocorrência de uma fratura. O número de mulheres com risco de desenvolver a osteoporose após a menopausa aumenta à medida que a população vai envelhecendo, portanto é fundamental prevenir e identificar de forma precoce a doença.

  1. Ter uma dieta rica em cálcio, em todas as fases da vida. Para isso, leites e derivados, verduras escuras, peixes, leguminosas e nozes devem fazer parte da alimentação.
  2. Praticar atividade física regular ajuda a diminuir a perda de massa óssea, principalmente exercícios que envolvem movimentos com resistência, como a musculação, a natação e a hidroginástica, mas exercícios aeróbicos como caminhada e dança também ajudam.
  3. Manter os níveis de Vitamina D adequados, através do sol, é essencial para a absorção de cálcio e ossos mais fortes. Debaixo de um sol médio, fora dos horários de pico quando o ele está mais intenso, uma média de 20 minutos diários de exposição, de pelo menos 60% do corpo, é o suficiente. Sob sol intenso, 15 minutos é o bastante.
  4. Não fumar e evitar o uso abusivo de bebidas alcoólicas também contribui para ossos mais fortes e resistentes.
  5. Fazer exames médicos frequentes, observando e acompanhando sempre os níveis de massa óssea do seu corpo.

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *