Grupo Conviva

Inverno: dicas de sopas e caldos para idosos

panelas apoiadas em uma superfície cheias de sopas e caldos

O inverno está chegando e, além dos cuidados com a pele e vestimenta dos idosos também é importante se preocupar com a alimentação. E para ter refeições nutritivas e saborosas, as sopas e caldos estão entre os alimentos mais indicados para essa época do ano.

Além de facilitar a deglutição de idosos que não conseguem mastigar, os caldos também podem ajudar a prevenir alguns problemas de saúde e até mesmo a auxiliar no tratamento de gripes e resfriados.

Um bom exemplo são as canjas que utilizam o açafrão em sua receita, que é ótimo para controlar o colesterol alto. A cebola também possui um papel importante; além de acrescentar mais sabor, são indicadas na prevenção de doenças do sistema cardiovascular.

Nutrição em forma de caldo

Além do preparo ser rápido e prático, os caldos e sopas podem ser consumidos antes de uma refeição, com o intuito de aliviar a fome, ou acrescentados ao preparo de alguns alimentos, como o feijão e carnes.

Utilizar pedaços de carnes, frango, peixes e até mesmo ossos no preparo, é uma boa forma de acrescentar sabor aos alimentos. Legumes e vegetais também são boas opções para preparar caldos nutritivos.

Os caldos também podem ser guardados quando congelados por até três meses, ou por dois dias quando armazenados apenas na geladeira. Para consumi-los, basta adicionar o conteúdo direto na panela, dispensando o uso de microondas.

As refeições podem ser substituídas por sopas e caldos quando estes possuírem a quantidade correta de nutrientes, como carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras, presentes na maioria dos legumes e verduras, como a cenoura, couve, chuchu e abobrinha.

Ingredientes que devem ser evitados

Alguns ingredientes podem deixar a sopa mais calórica, gordurosa e com um maior teor de sal, devendo ser evitados ao preparar a refeição de um idoso. Portanto, evite:

  • Creme de leite;
  • Embutidos como paio e calabresa, assim como o bacon;
  • Temperos industrializados e realçadores de sabor;
  • Queijos gordurosos;
  • Pães e torradas como acompanhamento;
  • Grande quantidade de carboidratos, como arroz, batata ou macarrão.

É preciso que esses alimentos sejam evitados ou consumidos com moderação.  Procure variar nos ingredientes da sopa, utilizando sempre carnes magras, legumes e verduras.  O idoso também não deve ingerir somente sopas. É importante que haja o consumo de saladas, frutas e cereais em outras refeições.

Melhores ingredientes

A eficácia das sopas e caldos no combate às gripes e resfriados se deve aos ingredientes que são utilizados no preparo, como o alho, gengibre e cebola.

  • Gengibre: Ameniza os sintomas da artrite, gota, dores e cabeça e coluna. Indicado para aliviar congestão nasal;
  • Cebola: Com sabor marcante, a cebola é indicada para combater e prevenir gripes e resfriados, pois é rica em Vitamina C e possui ação antimicrobiana;
  • Alho: Ideal para pessoas que possuem asma ou bronquite por ser um ótimo antitérmico e expectorante natural.

Receita de Caldo de feijão para espantar a gripe

tigela cheia de caldo de feijão

Ingredientes:

  • 1 xícara de feijão
  • 4 xícaras de chá de água
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 2 cebolas finamente picadas
  • 3 dentes de alho amassados
  • Sal a gosto
  • Cebolinha picada a gosto

Modo de preparo:

  1. Na panela de pressão, coloque o feijão e a água e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos depois que começar a pressão ou até ficar macio. Coe e reserve o caldo.
  2. Passe o feijão no amassador de legumes ou rapidamente no processador.
  3. Em uma panela, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho.
  4. Acrescente o feijão amassado e o caldo reservado.
  5. Tempere com o sal. Salpique a cebolinha picada e sirva em seguida.
                                 

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *