É muito importante realizar dinâmicas de interação entre pessoas em um grupo de terceira idade. Além de estimular a percepção e memória dos mesmos, as dinâmicas também ajudam na interação e relações sociais dos idosos. Assim, segue abaixo uma dica de dinâmica que pode ser muito eficaz para quebrar o gelo em um grupo de idosos:
Reúna o grupo em um espaço amplo, formando um círculo com todos os participantes. Para iniciar a dinâmica, use objetos pequenos que possam sere passados de mãos em mãos, como uma bola, por exemplo. Não existe um número exato de participantes, podendo variar entre quatro e vinte. Tente não ultrapassar 15 minutos.
Agora, explique aos participantes como essa dinâmica irá funcionar: será dada a cada idoso a chance de falar um pouco de si e de aprender mais sobre os outros.
Um objeto, como uma bola, será dado a um participante, que deverá dizer seu nome e revelar alguma curiosidade sobre si mesmo; depois, o participante deverá passar o objeto para qualquer outra pessoa do grupo, que deverá repetir o mesmo esquema: nome + curiosidade.
Quando todos já tiverem falado, inicia-se uma segunda rodada. Nela os participantes terão que passar o objeto a alguém e dizer qual o nome daquela pessoa e qual foi a curiosidade que ela compartilhou com todos na rodada anterior.
Repare se os participantes estão prestando a atenção no que os outros falaram, e se conseguem lembrar das informações citadas. Caso algum idoso tenha muita dificuldade na hora da dinâmica, peça para que os outros participantes o ajudem a lembrar.
Lembre a todos sobre a importância de saber ouvir os outros. As vezes ficamos tão preocupados com que o vamos dizer que acabamos nos esquecendo de prestar atenção nas pessoas e lugares ao nosso redor.