Grupo Conviva

7 Dicas para cuidar da pele do idoso

Com o passar dos anos, o envelhecimento do nosso corpo nos obriga a dar uma atenção especial para a pele, que sofre diariamente agressões do ambiente externo e do nosso próprio organismo.  Ao envelhecer, a pele perde componentes essenciais, o que a torna mais frágil.

Assim como a capacidade de renovação celular, a produção do colágeno, que ajuda a manter a firmeza dos tecidos da nossa pele, cai drasticamente com o passar do tempo. Além dos problemas com a elasticidade, você deve se preocupar com a sua hidratação.  As glândulas sebáceas também são danificadas, transformando a pele em um tecido permeável – o que favorece o ressecamento.

Sem os devidos cuidados, a pele do idoso vai ficando cada vez mais frágil e fina, facilitando o aparecimento de manchas, machucados e até mesmo certas doenças.

Descubra 7 dicas para cuidar da pele do idoso:

  1. Alimentação balanceada é indispensável para uma pele saudável. Coma sempre alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, legumes e verduras.
  2. Beba de seis a oito copos de água por dia. A água ajuda na hidratação, evitando o ressecamento. Além disso, ela também deixa sua pele com um aspecto mais bonito e saudável.
  3. Use sempre o protetor solar! Além de evitar queimaduras de sol, o uso do protetor previne desde machinhas até doenças como o câncer. Lembre-se: o uso do protetor solar deve ser diário, mesmo quando não houver sol.
  4. Tome banho em água morna. A água quente aumenta o ressecamento da pele.
  5. Opte por toalhas macias e nunca a esfregue no corpo. A fricção do tecido na pele pode causar arranhões e lesões mais sérias.
  6. Para manter a pele ainda mais saudável, passe um creme hidratante após o banho. Além da sensação de frescor, o creme ajuda a mantê-la hidratada.
  7. Opte por esparadrapos de silicone caso precise fazer um curativo. Além de não deixar resíduos na pele, sua adesão é mais suave.

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

3 ComentáriosDeixe o seu comentário

  • Convivo com idosos atualmente em família e gostaria de receber essas orientações de como trata-los, os cuidados, etc. Vocês adotam Serviço Voluntário ? Gostaria de me oferecer. Não sei se é o caso. Sou Contadora de Histórias, Profissional em Maquiagem e Beleza. Posso oferecer meus préstimos. Obrigada!

  • Adorei o site…estava com algumas duvidas…e consegui as respostas que estava procurando…Obrigada….o site e maravilhoso

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *