Grupo Conviva

Cartilha para o idoso dá dicas de como aperfeiçoar o espaço de casa e evitar acidentes!

A UFSCar reúne em cartilha algumas orientações para famílias tornarem o ambiente domiciliar mais seguro para o idoso!

Desenvolvida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a cartilha é toda ilustrada e reúne dicas para adaptar o ambiente familiar e evitar quedas de idosos, prezando sempre o conforto e uma melhor qualidade de vida para todos da terceira idade.

O projeto, criado pelo Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da instituição, tem como  proposta tornar as residência dos brasileiros que possuem idosos na família mais acessível e funcional. “A ideia surgiu a partir de outras pesquisas que a gente já desenvolveu e então identificou a necessidade de desenvolver um material assim, especialmente para a terceira idade”, falou a terapeuta ocupacional Luiza Paganelli.

O material produzido fornece instruções sobre a trajetória do idoso dentro da casa, como a entrada, circulação interna, sala, cozinha, quarto, banheiro, quintal, entre outras, para evitar riscos à saúde e locomoção do idoso por esses ambientes. Além disso, também possui dicas sobre os melhores materiais a serem usados, como piso e iluminação adequados, o uso de tapetes no ambiente e até mesmo portas e maçanetas. “Se seguidas e adotadas pela população idosa, as orientações poderão prevenir e reduzir o número de quedas e potencializar a capacidade funcional do idoso”, observou a terapeuta ocupacional.

Você pode encontrar o material didático disponível gratuitamente clicando no botão abaixo: 

Acessar Cartilha Agora!

 

 

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

3 ComentáriosDeixe o seu comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *