Grupo Conviva

Como agir em caso de perda de audição do idoso

idosa com problemas de audição usando aparelho auditivo

O ouvido é um órgão muito sensível que nos permite receber e interpretar estímulos sonoros variados. A deficiência auditiva é caracterizada pela perda total ou parcial da audição, o que pode ocorrer devido a inúmeras causas, como exposição prolongada a ruídos intensos, infecções, diabetes, genética e demais defeitos de nascença, assim como o próprio envelhecimento. A perda auditiva pode variar entre a dificuldade de ouvir sons suaves até mesmo a completa surdez.

Muitas pessoas optam pelo uso de aparelhos auditivos, que podem trazer inúmeros benefícios para a audição do idoso, mas a indicação de uso deve ser feita por um médico ou fonoaudiólogo.

Principais sintomas

Segundo a OMS, cerca de 800 milhões de pessoas sofrem com a perda auditiva no mundo. Os primeiros sintomas surgem como dificuldade para ouvir no telefone ou escutar a TV, além de se comunicar em conversas com amigos e familiares. É comum que, para tentar compensar os danos causados pela perda, as pessoas aumentem o som da TV ou do rádio, assim como solicitar que a outra pessoa fale um pouco mais alto, seja pessoalmente ou em uma ligação.

Formas de ajudar um idoso com perda auditiva

Além de muita paciência na hora de se comunicar, familiares e amigos podem ajudar o idoso com perda auditiva da seguinte forma:

  • Ouça atentamente o que o idoso tem a dizer. Evitar conversar com ele pode ser o primeiro passo para seu isolamento social;
  • Fale pausadamente. Não precisa aumentar tom da sua voz, apenas pronunciar as palavras de forma clara e direta. Caso seja preciso, repita a frase mais de uma vez;
  • Ao falar, fique sempre de frente para a pessoa;
  • Evite conversar com o idoso em um ambiente com muitos ruídos. Opte por ambientes silenciosos onde não seja preciso aumentar sua voz para que o idoso compreenda o que você diz;
  • Caso necessário, utilize gestos e figuras para se fazer entender;
  • Se você está na dúvida se o idoso compreendeu o que foi dito por você, peça para ele repetir a frase;
  • Se o idoso utiliza aparelhos auditivos, tenha certeza de que as pilhas não precisam ser trocadas;
  • Não exclua o idoso das atividades sociais. O fato da pessoa não conseguir ouvir direito não significa que ela não seja capaz de interagir com outras pessoas.

Caso seu familiar idoso já venha mostrando alguns sinais da perda auditiva, não hesite em procurar um fonoaudiólogo o quanto antes!

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *