Grupo Conviva

10 principais características do envelhecimento

Com o passar do tempo, nosso corpo mostra pequenos indícios resultantes do processo de envelhecimento… Confira as principais transformações que o tempo causa no corpo humano.

1-      Cérebro: As principais mudanças do cérebro ocorrem na memória, causando a diminuição da rapidez de raciocínio. A prática de exercícios físicos é uma das melhores formas de acelerar a capacidade de pensamento, porque eles aumentam o fluxo sanguíneo e mandam mais oxigênio para o cérebro.

2-      Visão: A partir dos 40 anos a visão entra em declínio, ficando cada vez mais cansada.  O desgaste pode acarretar na perda da visão noturna e falta de foco nas imagens.

3-      Coração: O coração fica mais fraco com o passar do tempo, além de diminuir a resistência corporal.  Em consequência disso, alguns problemas cardiológicos podem surgir.

4-      Coluna: Você sabia que encolhemos quando envelhecemos? Nossa postura sofre modificações e as principais articulações passam a se comprimir.  Isso pode fazer com que você encolha alguns centímetros.

5-      Barriga: Devido às mudanças hormonais, o nosso corpo tende a acumular mais gordura na região abdominal.  Para continuar em boa forma, os cuidados com a alimentação e prática de exercícios físicos devem ser redobrados.

6-      Funções sexuais: Os hormônios também entram em queda em ambos os sexos. As mulheres param de ovular e enfrentam os problemas causados pela menopausa, que também diminui a produção do estrogênio. Já os homens têm o tempo de resposta sexual reduzido, assim como a produção de espermatozoides.

7-      Pele: O envelhecimento também causa a falta de elasticidade na pele, além de provocar rugas e linhas de expressão. A pele também tende a ficar mais seca, porque as glândulas passam a produzir menos óleo. Atenção para a hidratação!

8-      Rins: Na terceira idade não é só o comprimento do corpo que é reduzido, o tamanho dos rins também fica menor!  Com essa redução, as funções dos rins também ficam comprometidas, não purificando tão rápido os resíduos que se encontram no organismo.  Esse mau funcionamento pode causar inchaços e desidratação.

9-      Pulmão: O pulmão pode sofrer alguns danos caso não haja uma prática regular  de atividades físicas. Os pulmões tendem a fornecer menos oxigênio para o corpo desempenhar suas funções básicas, o que também pode atrapalhar o trabalho do coração.

10-  Cabelo: A densidade e a espessura dos fios de cabelo vão diminuindo, além do branqueamento dos mesmos. Também é comum que haja a queda dos fios em alguns casos, o que está ligado aos hábitos e genética de cada indivíduo.

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

1 ComentárioDeixe o seu comentário

  • Olá?
    Obrigado por este site,onde se explica todo o processo de envelhecimento do corpo humano,suas dificuldades e suas soluções atravéz de videos e postagem no qual ensina como agir com uma pessoa idósa ter mais qualidade de vida.
    Tomamos particularmente os cuidados conôsco mesmo mostrando como devemos agir em sentido individual de cada um .
    Obrigado.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *