Grupo Conviva

8 cuidados para os idosos nos dias de calor intenso

Apesar de o verão ser uma época alegre do ano, esses dias de calor intenso podem ser extremamente perigosos para a saúde dos idosos. Por isso, são necessários alguns cuidados especiais com alimentação, higiene pessoal e atividades realizadas.  Nessa época do ano, o organismo tende a perder líquido mais rapidamente que o normal, e a falta de hidratação pode  causar sérias alterações metabólicas.

Conheça 8 cuidados especiais que os idosos precisam ter durante o verão.   

Hidratação:

. A desidratação é o distúrbio mais comum e um dos mais graves que podem atingir os idosos nessa época do ano, levando a quedas de pressão arterial, tonturas e perda da consciência. Além disso, a desidratação também pode provocar lesões internas, em órgãos como rins, cérebro e fígado.

Os idosos estão mais sujeitos a desidratação por três motivos:

  • O idoso possui, naturalmente, menor porcentagem de água em seu corpo;
  • O idoso tem sua função renal um pouco comprometida , com menor capacidade de reter líquidos e concentrar a urina;
  • O corpo do idoso nem sempre acusa a necessidade de ingerir água, por isso ele quase não sente sede.

Por isso, é de extrema importância que o idoso sempre seja estimulado a beber água, mesmo que ele não peça ou diga que não está com sede. Além da falta de ingestão da água, a desidratação também pode acontecer  devido a transpiração excessiva, diarreia, uso de medicamento diuréticos e vômitos.

Roupas leves

o ideal é que o idoso vista-se com roupas com tecidos leves, como o algodão e a malha (porque absorvem melhor o suor), e evitar tecidos sintéticos que prejudicam a transpiração Além disso, também se deve optar por roupas de cores claras, porque elas refletem a luz e também ajudam no processo de transpiração.

Sono tranquilo

Para ter um sono tranquilo durante as noites de verão (e mesmo naqueles cochilos da tarde), o ideal é que se usem  lençóis leves e roupas frescas e limpas. Outra dica é evitar a ingestão de chás ou leite quente antes de se deitar. Durante o dia, mantenha o quarto  sempre arejado, com janelas e portas abertas.

Eliminando a transpiração

Para evitar que o idoso tenha uma transpiração excessiva no calor, mantenha o ambiente familiar totalmente arejado e bem ventilado.  Procure evitar realizar atividades físicas ou que exijam movimentos bruscos durante os horário mais quentes do dia, principalmente entre às 10h e 16h.

Alimentos frescos

Uma das principais causas por trás dos quadros de vômitos e diarreias em idosos nessa época do ano são os alimentos! Por causa do calor intenso, os alimentos estão sujeitos a estragar mais facilmente, devido à contaminação por bactérias.

Antes de preparar alguma refeição ou descascar uma fruta, lembre-se de lavar muito bem as mãos. Além disso, após o consumo, guarde todo alimento perecível que sobrou dentro da geladeira, muito bem tampado.

Evitar comer sobras do dia anterior se essas não foram bem armazenadas ou passaram muito tempo expostas a temperatura ambiente, que prejudica a conservação dos alimentos.

Medicamentos só com prescrição médica

Remédios diuréticos podem provocar grande desidratação em idosos, pois provocam uma perda excessiva de líquidos. Além disso, os antiinflamatórios também podem causar agravamento nos quadros de insuficiência renal, quando o idoso está desidratado. Já os remédios vasodilatadores, usados para hipertensão, podem causar uma brusca queda de pressão. Por isso, somente use esse tipo de medicamento quando indicado por um médico.

Infecções respiratórias

As infecções respiratórias são muito comuns nessa época do ano por causa das oscilações bruscas de temperatura. Mudar de um ambiente quente para um ambiente refrigerado pode ajudá-lo a se refrescar por um instante, mas pode se tornar um grande perigo para a saúde.

O cuidado com a manutenção de aparelhos de ar-condicionado deve ser redobrado, realizando periodicamente a troca de filtros. Opte por manter as janelas abertas ou comprar circuladores de ar, que são mais eficientes e apresentam menos perigo para a saúde pulmonar do idoso.

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

1 ComentárioDeixe o seu comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *