A jardinagem é uma boa terapia ocupacional para idosos, podendo ajudar na prevenção de algumas doenças como a depressão. Além disso, essa atividade também ajuda no combate ao sedentarismo e na diminuição de dores da coluna.
Alguns idosos não saem de casa e, quando isso acontece, estes têm o hábito de caminhar pouco. Essa imobilidade pode causar dores na coluna, pernas e músculos. A maioria desses problemas poderia ser resolvido de forma simples, sem a necessidade do idoso utilizar medicamentos ou fazer visitas extras ao médico.
É ai que a jardinagem aparece como uma boa opção para se exercitar e evitar a indisposição e dores no corpo – e não é difícil ter uma pequena horta ou jardim em casa, o que estimula o idoso a cultivar plantas, flores, hortaliças ou pequenas ervas.
Quem se dedica a esse afazer pode perceber melhoras durantes caminhadas e nas dores no corpo. Além de tudo, a jardinagem também proporciona grande satisfação pessoal, melhorando o humor e autoestima.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Estatual do Texas, EUA, comprovou que idosos que praticam a jardinagem regularmente têm uma maior satisfação de vida, níveis de energia e saúde em geral. Além disso, os idosos que se voluntariam ao teste apresentavam uma alimentação mais saudável, o que pode estar ligado ao fato deles cultivarem alimentos como verduras, frutas e vegetais. O pesquisa foi feita por Aime Sommerfeld e contou com quase 300 pessoas com mais de 50 anos de idade.
Construindo uma horta em ambientes pequenos
Não é porque você mora em apartamento ou vive em uma casa sem quintal que você não pode ter um pequeno jardim ou horta! Confira as dicas:
- Escolha vasos médios (nem tão profundos ou rasos), na quantidade de plantas que quiser cultivar.
- Algumas plantas conseguem coexistir com outros tipos no mesmo vaso, como o manjericão, pimenta, orégano e salsinha. Já a hortelã e o trigo precisam de um vaso único para elas.
- Opte por vasos de plástico caso queira plantar ervas como o manjericão. Eles são bem vedados e retêm a umidade e calor com facilidade.
- Já os vasos de terracota são ideias para tomatinhos e outros legumes, por serem porosos e permitirem uma melhor evaporação do excesso de água (o que evita o encharcamento do vaso).
- Você também pode utilizar alguns materiais que tenha em casa para criar o próprio vaso, como baldes, latas, vidros e potes de plástico. Você só precisa criar pequenos buraquinhos no fundo, para possibilitar que a água escoe.
- Para facilitar o escoamento da água, uma boa dica é colocar pedras ou cacos de cerâmica no fundo do vasinho.
- No preparo da terra, é importante que você a misture com metade de um composto orgânico ou húmus de minhoca, que vão servir como vitamina para sua plantinha crescer bonita e saudável.
- Depois de plantado, você deve cuidar para que as mudas ou sementes cresçam. Lembre-se de aguar sempre que necessário (algumas mudas necessitam de mais água que outras; por isso, informe-se na hora em que for escolher as sementes).
Gostaria de conhecer o espaço. É possível? Minha mãe (85) não reside aqui e vem me visitar de vez em quando, forçando uma barra para isso. Em SP vive muito só – nunca foi muito sociável – num apartamento. Resiste a vir aqui mas, ofereço alguns cuidados pessoais, que acaba resgatando a estima. Em estando aqui, ela pode frequentar por algumas horas/dias esse ambiente do Conviva? Ela é independente, faz sua propria alimentação, cuida-se com bastante autonomia e bastante lúcida. Agradeço a resposta de vocês. Bom dia!
Bom dia, Maria.
Agradecemos seu comentário.
Você gostaria de agendar uma visita para conhecer o espaço? Assim conseguimos conversar melhor.
Caso prefira, entra em contato pelo telefone (19) 3885-0773.
Atenciosamente,
Equipe Conviva