Grupo Conviva

Vida Social e Envelhecimento

Segundo pesquisas, estar entre pessoas queridas e ter uma vida social ativa pode ajudar – e muito – a preservar a saúde física e mental dos idosos, podendo proteger contra a depressão e o avanço de doenças relacionadas ao funcionamento cerebral. Outros estudos também mostram que manter uma vida social intensa e prazerosa pode até aumentar a longevidade dos idosos!

Isso acontece porque, entre outros motivos, as atividades sociais exigem esforços das redes neurológicas, dos músculos e dos ossos, partes do corpo são responsáveis por manter nossa independência funcional. Além, claro, de estimular os hormônios do corpo relacionados ao bem-estar e a felicidade.

Atualmente, existem diversas possibilidades para que o idoso possa continuar ativo e possa manter uma boa qualidade de vida. Alguns exemplos são os Centros Dia (ou Day Care), os Centros de Convivência, Universidades da Terceira Idade, entre outros. Estes espaços promovem atividades em grupo direcionadas aos diferentes perfis de idosos, com diferentes objetivos cada uma, gerando sempre um retorno extremamente significativo a cada um dos participantes. Através das atividades e da interação social gerada entre os idosos, desenvolve-se o senso de bem-estar emocional, assim como a melhora no funcionamento físico e mental.

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *