Grupo Conviva

Doença de Alzheimer e a Síndrome do Pôr do Sol

homem idoso sentado e pensativo

Entre idosos que possuem Doença de Alzheimer, é bastante comum ocorrer em alguns dias uma alteração de comportamento no período do final da tarde (períodos crepusculares). Este fenômeno é conhecido como “Síndrome do Pôr do Sol”, e geralmente o idoso mostra-se bastante ansioso, agitado e muitas vezes agressivo, comportamentos que podem se estender por minutos ou até horas, fazendo com que a síndrome seja cansativa e esgotante não só para o idoso, mas também para seus familiares e cuidadores.

    Além da agitação, o quadro de esquecimento e confusão do idoso pode se intensificar, assim como o desejo de ir embora mesmo que ele esteja em sua própria casa. Também é importante ressaltar que estes sintomas não surgem necessariamente ao entardecer, apesar de ser mais comum, pois cada idoso possui um perfil e comportamento diante à doença, podendo ocorrer em qualquer período do dia ou noite.

    Neste tipo de situação, é essencial que o cuidador saiba como proceder para amenizar os sintomas e portanto as principais recomendações são:

  • Procure manter a calma nestes momentos, quando o cuidador também fica estressado e agressivo, a situação agrava-se como um todo;
  • Nos momentos de agitação, distraia o idoso com música ou caminhada, por exemplo, e repita a estratégia que funcionar sempre que necessário;
  • Mantenha uma rotina de horários semelhante todos os dias;
  • Incentive o idoso a fazer atividades durante o dia;
  • Ofereça um ambiente calmo e tranquilo para o idoso dormir;
  • Limite os cochilos ao longo do dia;
  • Reduza os estímulos e atividades no período da noite, para que ele tenha uma melhor noite de sono;
  • Sempre tenha acompanhamento médico para que os medicamentos estejam devidamente prescritos e dosados.

 

 

 

Rebeca de Barros Caldeira

Gerontóloga

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *