Grupo Conviva

Dicas para quem cuida de pais ou avós idosos

Cada vez mais vemos pessoas cuidando de seus pais ou avós idosos, que por inúmeras razões passaram a precisar de algum tipo de ajuda e suporte. O problema enfrentado por estas pessoas é que a grande maioria não foi preparada para exercer tal função, seja fisicamente ou psicologicamente. Por isso, muitas vezes os familiares se esgotam e ficam sobrecarregados, prejudicando a própria saúde e diminuindo a capacidade de cuidar.

Por isso, o Grupo Conviva separou algumas dicas que podem auxiliar a rotina de quem cuida de um familiar:

1) Não faça tudo sozinho

Muitas vezes o cuidador principal assume todas as funções para si, mas esta tarefa não deve ser atribuída apenas para uma pessoa. Organize-se e divida com irmãos ou outros parentes as tarefas, compromissos e os gastos financeiros, de forma que todos contribuam e ajudam de alguma forma. Também existe a possibilidade de contar com a ajuda de um cuidador profissional ou de algum serviço que cuide do idoso enquanto o familiar pode descansar e realizar suas atividades sem se preocupar com o idoso, como é o caso dos Centros-Dia.

2) Adapte a casa

Hoje em dia existem várias estratégias que facilitam o trabalho do cuidador, como barras de segurança dos banheiros e corredores, rampas de acesso, pisos anti-derrapantes, luminárias em todos os cômodos entre outras.  Além disso, é importante retirar os tapetes e móveis do caminho do idoso, para evitar quedas.

3) Cuide de si também

Muitos cuidadores acabam esquecendo de cuidar de si próprio, principalmente pelo cansaço extremo e falta de tempo. É muito importante que o cuidador tenha uma boa noite de sono, pratique atividades físicas e tenha algum tempo de lazer por semana. Para isso, ele precisa de ajuda e dividir esta tarefa com outras pessoas, como dito no primeiro item deste texto. Além disso, boa alimentação, muita água e consultas de rotina ao médico é crucial.

4) Busque ajuda

Hoje em dia existem vários grupos de apoio à cuidadores de idosos, alguns até online. É importante buscar que tipo de apoio é oferecido em sua cidade, pois estes momentos aliviam a carga pesada decorrente do cuidar e proporciona um maior equilíbrio emocional, além de oferecerem diversas estratégias de resolução de problemas para as situações difíceis do dia-a-dia.

4) Tente encarar sua situação de forma otimista

Ter um familiar que precisa de ajuda pois está doente nunca é fácil. Porém, alguns estudos mostram que muitos cuidadores encontraram pontos bastante positivos ao desenvolver esta tarefa, como orgulho e auto valorização em poder ajudar a outra pessoa, novos aprendizados, maior proximidade com aquele ente querido e um novo significado para a vida. Assim, ao adotar uma perspectiva mais otimista da situação, o cuidador pode sentir-se menos sobrecarregado e afetado pelo ato de cuidar.

      

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *