Grupo Conviva

4 Dicas para estimular a memória de idosos

A perda de memória é um dos principais desgastes que ocorre durante a velhice – além de ser uma das mais frustrantes. Em um determinado momento da vida, a qualidade de armazenamento do cérebro diminui sua capacidade de guardar novas informações.  

Mas não se assuste. A perda da memória nem sempre está relacionada a uma doença neurodegenerativa, como o Alzheimer, por exemplo. Com a prática de exercícios que estimulam seu cérebro, você pode conseguir retardar o aparecimento desse desgaste.

Confira 4 dicas de exercícios que vão ajudar a estimular a memória dos idosos.  

1- Pratique jogos de passatempo  

Palavras cruzadas, quebra-cabeças, sudoku e todos os jogos de papel tem um incrível poder no estímulo da memória, pois exigem que o cérebro faça uma busca completa em seu conhecimento para resolver cada charada, estimulando a capacidade e memória e discernimento.  

2- Leia mais

A leitura na terceira idade é extremamente importante para estimular tanto a memória de curto, quanto a de longo prazo.  Ela captura os elementos apresentados para a compreensão, fundamental para a memória de curto prazo. Já na memória de longo prazo a leitura atua na fixação de novas palavras e expressões, além do enredo da história em geral.  

3- Jogos de crianças

Alguns jogos infantis são ótimos exercícios para estimular a memória dos idosos. Isso é possível porque algumas das habilidades necessárias para que o jogo seja colocado em pratica são desenvolvidas na infância, e é preciso que o idoso ainda tenha essas habilidades.  Quebra cabeças, dominó e jogos de memória são ótimas opções de jogos. Mas não esqueça! Procure utilizar esses jogos próprios para adultos, com figuras adequadas, para evitar infantilizar o envelhecimento.

4- Crie uma rotina

A forma como o idoso se relaciona com a sociedade influencia diretamente em sua expectativa de vida. Realizar atividades como ir ao mercado, frequentar grupos da terceira idade e até mesmo ter um emprego são boa formas de manter a mente e o corpo sempre em movimento.  

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

2 ComentáriosDeixe o seu comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *