Grupo Conviva

Caminhar na areia um excelente exercício para idosos

idosos andando descalços na areia da praia

Caminhar na areia proporciona benefícios físicos e mentais para idosos

Além dos benefícios que já conhecemos sobre a caminhada, como a melhora do sistema circulatório, o combate à osteoporose e a sensação de bem-estar, caminhar na areia ainda proporciona mais um incrível benefício para os idosos: ela reduz a oxidação do corpo, geralmente causada pelo estresse e alimentação incorreta. 

Mas porque é importante desoxidar o corpo? Manter-nos com as cargas positivas e negativas em equilíbrio é essencial para termos uma eficaz proteção contra os agressores que causam a degeneração do nosso organismo.

O contato com a natureza é outro fator fundamental para essa prática ser tão recomendada para idosos. Caminhar na areia não exige nenhum sobre-esforço, ao invés disso, o trajeto percorrido possibilita que o idoso desfrute de toda a beleza natural ao redor, se tornando um ótimo momento para relaxar e ter pensamentos positivos.

Mas assim como qualquer outra atividade física, caminhar na areia exige alguns cuidados especiais, como se precaver do calor intenso do verão hidratando-se bem e usando protetor solar, chapéu e óculos de sol. Opte por realizar essa atividade em horários fora do período de 10h às 16h, que é quando o sol está mais forte.  

Além disso, caminhar na areia permite que o idoso realize a  terapia de aterramento

Essa terapia nada mais é do que caminhar descalço por superfícies que são capazes de liberar energia positiva para o seu corpo, como a areia da praia, grama, terra e até mesmo superfícies de concreto que não estejam seladas (não é válido para superfícies que não estejam diretamente ligadas ao chão, como os demais andares de um prédio que não sejam o térreo).

Pesquisas sugerem que a energia elétrica da Terra pode estabilizar o sistema elétrico do corpo humano, ajudando a protegê-lo, funcionando como uma espécie de reposição das moléculas necessárias para uma boa saúde.

Os principais benefícios incluem: melhorias de distúrbios relacionados à inflamações; dores crônicas; sono; aumento da energia; diminuição do estresse e tensão muscular e alívios de dores de cabeça.

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *