O primeiro passo para ter e manter um envelhecimento saudável, é a alimentação. Cultivar hábitos saudáveis, evitando alimentos processados e combatendo o sedentarismo é parte fundamental para que o organismo continue funcionando bem após os 60 anos. Além disso, essas práticas evitam doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto.
Mas, apesar de fundamental para a saúde, a alimentação sozinha não é capaz de deixar o seu corpo forte e ativo na terceira idade. Alguns outros cuidados devem ser tomados ao longo da vida. O Grupo Conviva te conta o que é preciso para ter um envelhecimento saudável!
1- Não esqueça o check-up anual: Após os 40, as pessoas têm mais chances de desenvolver doenças aonde os sintomas só irão se manifestar quando estiverem em estágio grave. Por isso, é importante se prevenir desde cedo.
2- Faça exames de rotina: Exames como o de glicemia, triglicerídeos, colesterol, urina e hemograma são importantes para identificar se está tudo bem com o seu corpo.
3 – Movimente seu corpo: Atividades físicas ajudam a manter o corpo afastado de doenças como a osteoporose e problemas cardíacos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Além disso, os exercícios liberam a serotonina no corpo, substância responsável por melhorar o bom humor do idoso e evitar a depressão.
4- Exercite seu cérebro: A leitura ajuda a manter o cérebro sempre ativo, prevenindo a perda de memória e auxiliando no combate ao declínio cognitivo. Outras atividades que estimulam o cérebro, como jogos de raciocínio e tabuleiro, pintura e crochê, são boas formas do idoso passar o tempo e manter o cérebro saudável.
5 – Tenha boas noites de sono: É durante a noite, quando dormimos, que o nosso cérebro fixa todas as lembranças adquiridas durante o dia. Dormir pouco envelhece de forma mais acelerada o cérebro, acelerando também o declínio cognitivo e prejudicando o raciocínio do idoso. Além disso, dormir mal prejudica a execução das tarefas e atrapalha o metabolismo. O indicado é que todos durmam ao menos 8 horas por noite.
6 – Mantenha-se hidratado: A água tem a função de transportar nutrientes para células, regular a temperatura corporal e ajudar nos processos fisiológicos de digestão, absorção e secreção. Além disso, a hidratação é importante para proteger o corpo de infecções e eliminar as toxinas. Para facilitar a ingestão de líquidos, procure oferecer, além da água, chás e sucos sem açúcar para o idoso.
7 – Elimine os vícios: Consumir álcool e cigarro em excesso diminui a quantidade de Vitamina A no organismo e dificulta o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos tecidos da pele, além de diversos outros malefícios. Os danos causados nas células do corpo também podem aumentar as chances do idoso desenvolver doenças como diabetes, hipertensão e problemas neurológicos, como a Doença de Alzheimer e Parkinson.
Seguindo essas simples dicas e adaptando-as a sua rotina, você terá mais chances de ter uma velhice saudável, ativa e mais feliz!