Grupo Conviva

8 dicas para fortalecer o coração dos idosos

porção de azeitonas e frasco de azeite de oliva que fazem bem para o coração dos idosos

O tempo trás consigo algumas mudanças notáveis no nosso corpo – e não são só as rugas. Por isso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados para que o bem-estar se mantenha na terceira idade.

E quando o assunto é o coração, a atenção deve ser maior ainda! Para isso, é preciso adotar alguns hábitos saudáveis e se livrar de outros que não contribuem para a boa manutenção do seu corpo. A partir dos 40, as chances de desenvolver um problema cardíaco aumentam significativamente.

Confira as dicas que o Grupo Conviva separou para ajudá-lo a cuidar bem do seu coração e de quem você ama!

  1. Evite o estresse: A possibilidade do colesterol subir após uma crise de estresse é muito grande. Isso acontece porque quando você fica ansioso, seu corpo libera o cortisol, um hormônio que aumenta a concentração de glicose no sangue e, consequentemente, gera problemas com diabetes, alto nível de triglicérides e colesterol descontrolado.
  2. Consuma menos açúcar: O açúcar é outro vilão para o seu coração. Alimentos que contêm grande teor de açúcar refinado em sua composição, como os doces e refrigerantes, também provocam o aumento da glicose no sangue.
  3. Prefira os óleos vegetais: Ao invés de somente reduzir o consumo das gorduras saturadas, porque você não experimenta consumir óleos vegetais? O azeite de oliva e o óleo de coco são indicados para complementar uma alimentação saudável. Além de saborosos, esses alimentos também ajudam a reduzir as taxas de LDL, o colesterol ruim e aumentar o HDL, o colesterol bom.
  4. Perca peso: Pessoas acima do peso mais propensas a ter doenças cardíacas, pois exige do coração uma maior potência para bombear o sangue. Além disso, o acúmulo de gordura também provoca a obstrução das artérias, dificultando a passagem do sangue.
  5. Beba vinho: Uma pequena dose de vinho tinto por dia contem a quantidade exata de resveratrol, uma substância antioxidante presente nas uvas que ajuda a proteger o coração e reduzir os níveis de LDL, o colesterol ruim.
  6. Consuma pouco sal: Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os brasileiros consomem uma média de 12 gramas de sal por dia, o dobro do recomendado para saúde: 6 gramas. O alto consumo de sódio é uma das principais causas da hipertensão arterial. Você também pode trocar o sal comum por sal marinho ou sal rosa, pois estes contém menores níveis de sódio e mais minerais.
  7. Consuma alimentos da Dieta Mediterrânea: Essa dieta é muito famosa pelos seus benefícios para o coração; e inclui alimentos como peixes, vinhos, azeite de oliva, frutas e nozes. A combinação desses alimentos é essencial para evitar doenças cardiovasculares, aumentando o HDL (colesterol bom) e diminuindo o HDL (colesterol ruim). Além disso, a dieta Mediterrânea também ajuda a evitar a obstrução das artérias e ajuda na prevenção do Alzheimer.
  8. Tenha uma boa higiene bucal: Você sabia que infecções na gengiva são grandes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do coração? É o que comprovou um estudo feito por cientistas italianos e ingleses, publicado no jornal da Faseb, “The Federation of American Societies for Experimental Biology”. Uma boca bem cuidada pode prevenir o surgimento de doenças como aterosclerose, derrame e doenças do coração.

Depois de todas essas dicas, que tal começar uma mudança nos seus hábitos e das pessoas que você ama? Não é difícil e os benefícios incluem uma vida longa e um coração saudável!

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *