A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que faz muito bem para o tratamento de idosos que sentem dores ou estão emocionalmente afetados. Ela tem o poder de equilibrar os sistemas do corpo que estão em desequilíbrio devido a sentimentos como a angústia, tristeza e solidão.
Além de diminuir as dores, a técnica também ajuda a melhorar a capacidade funcional e o fluxo de absorção de oxigênio pelo organismo. O resultado é um maior equilíbrio do sono e do humor do idoso, além de aumentar a imunidade e a qualidade de vida.
Devido aos inúmeros problemas que podem surgir com a idade, a prática da acupuntura, aliada ao tratamento convencional passado pelo médico, ajuda a amenizar a ingestão de medicamentos e a acelerar o processo de tratamento pelo qual o idoso está passando.
Seus benefícios também são comprovados em casos de doenças neurológicas, como o Alzheimer ou Parkinson, visto que a acupuntura tem o poder de aumentar o fluxo sanguíneo e estimular as áreas de coordenação motora e fala. A técnica também ajuda a diminuir de forma notável os tremores em idosos que têm Parkinson.
Como funciona:
Um dos tratamentos mais antigos do mundo, a acupuntura consiste na estimulação de locais anatômicos na pele ou sob ela, chamados de pontos de acupuntura. Ela pode ser usada tanto para os diagnósticos, prevenção e tratamentos de diversos problemas, como os respiratórios, musculares, gastrointestinais, urológicos, psicológicos, neurológicos entre outros.
Diferentes recursos que podem ser usados nas sessões:
Acupuntura a laser: Ao invés das tradicionais agulhas, a técnica a laser utiliza uma luz de baixa intensidade nos pontos da acupuntura tradicional;
Acupuntura elétrica: Também chamada de eletroacupuntura, esse recurso utiliza de eletrodos conectados às agulhas para transmitir estímulos a determinados pontos do corpo;
Maxoterapia: Essa técnica utiliza o aquecimento dos pontos da acupuntura através de compressas quentes;
Ventosaterapia: Terapia que tem como base a técnica tradicional e seus pontos e meridianos. Ela consiste em posicionar ventosas aquecidas pelo corpo;
Acupuntura auricular: A principal diferença dessa técnica para a tradicional é que os pontos e meridianos do corpo são representados na região auricular (orelha); e ao invés de utilizar agulhas, usam-se sementes duplas no tratamento.
Caso o idoso tenha medo de agulha, ele pode optar pela ventosatarepia, pela acupuntura a laser ou até mesmo pela auricular. O importante é aproveitar todos os benefícios oferecidos pela acupuntura para ter um bem-estar físico e mental na terceira idade.