As baixas temperaturas do inverno exigem alguns cuidados extras com a saúde dos idosos. O frio aumenta as chances dos idosos terem problemas de saúde e lesões, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. A hipotermia, queimaduras oriundas das baixas temperaturas e até mesmo quedas se tornam mais constantes nessa época do ano.
Principais riscos para os idosos
Em regiões muito frias do país a hipotermia é algo recorrente. Ela ocorre quando há uma queda brusca da temperatura corporal, causando imobilidade no idoso e os principais sintomas são fraqueza, fadiga e diminuição de tremores causados pelo frio. Em fases avançadas da hipotermia o idoso também pode apresentar fala enrolada, perda da consciência e entrar em estado de choque. Por isso, é importante ficar atento as esses sinais!
Os músculos também tendem a se contrair no inverno, o que pode dificultar a mobilidade e coordenação motora. Além disso, os idosos se tornam mais suscetíveis ao aparecimento de gripe e pneumonias, assim como o agravamento de dores crônicas decorrentes de artroses e artrites.
Dicas para amenizar o impacto do frio:
- Ao sair para ambientes externos utilize roupas e agasalhos adequados à temperatura de sua cidade;
- Sirva para o idoso bebidas quentes, como chás; assim como caldos e sopas na hora das refeições;
- Evite banhos quentes nessa época do ano, pois o choque de temperaturas pode ser grande. Opte por temperaturas amenas e reduza o tempo no banho;
- Utilize hidratantes para evitar que a pele do idoso fique ressacada. Protetores labiais também são fundamentais para evitar rachaduras na boca;
- Durante a noite, use cobertores que retenham o calor;
- Se a casa onde o idoso vive tiver lareira, tenha cuidado ao manipular o fogo. A intoxicação pelo monóxido de carbono pode ocorrer caso as janelas estejam fechadas;
- Caso o idoso apresente sintomas de confusão mental, calafrios ou dificuldade de respirar procure imediatamente a ajuda de um médico.
O inverno dura apenas três meses, mas os perigos que ele apresenta podem trazer consequências graves. Por isso, redobre os cuidados que você já toma com seu familiar idoso e garanta que ele continue saudável nessa estação!