Com o passar do tempo, nosso corpo pode até perder um pouco do ritmo que tínhamos quando mais novos, mas existem muitos mitos que estão sendo espalhados por aí! Confira agora 7 mitos e verdades sobre envelhecer:
1- Quanto mais velhos, mais esquecidos!
Com o passar dos anos, as mudanças na vida da pessoa podem fazer com que ela fique menos atenta às coisas que acontecem ao seu redor. É claro que também ocorrem mudanças na parte neurológica, mas nem todas são capazes de comprometer a função cerebral do idoso e nem todas sinalizam algum tipo de demência. Para estimular sua mente cada vez mais, exercite seu cérebro! Aprenda um novo jogo ou uma língua; leia bastante e tente praticar alguma atividade física. Mantenha seu cérebro bem ocupado eele não vai ter tempo de se esquecer!
2- Não precisamos nos exercitar na terceira idade
Mito!! Você deve se exercitar SEMPRE! É claro que, com o passar do tempo, seu ritmo de exercícios deve diminuir, se adequando a sua nova condição física. Nosso organismo começa a ser alterado pelo envelhecimento a partir dos 30 anos, diminuindo assim a capacidade pulmonar e cardíaca, o que afeta diretamente o nosso desempenho durante os exercícios. Então fique esperto, pegar leve SIM; parar de se exercitar NÃO!
3-Idosos possuem um desejo sexual menor
Essa é uma grande verdade, mas não se preocupe! A perda do desejo sexual é própria do nosso envelhecimento. A menopausa, que ocorre com as mulheres por volta dos 40 anos, é uma das grandes responsáveis por essa baixa na libido. Ela diminui a lubrificação feminina, o que pode causar certos incômodos durante o ato sexual. Já com os homens, o problema mais comum é a disfunção erétil. Mas preste atenção, a disfunção e a menopausa apenas diminuem o desejo, não o anulam.
4-Um médico geriatra deve ser procurado a partir dos 60 anos
Mito! Você não precisa procurar um geriatra só porque é considerado um idoso. O geriatra nada mais é que um clínico geral que se especializou em doenças que normalmente são encontradas em pessoas mais velhas. Então, caso você não possua artrite, artrose, osteoporose e demais doenças do gênero, você nem precisa mudar de médico!
5- Idosos tem o paladar alterado com o tempo
Verdade! As papilas gustativas, responsáveis pelo gosto que sentimos, tendem a se atrofiar com o avanço da idade, influenciando o gosto que sentimos nos alimentos. É por isso que alguns idosos tendem a gostar de alimentos com sabores extremos: ou muito doces, ou muito salgados, para ressaltar os sabores.
6- Os músculos desaparecem com o passar do tempo
Mais uma verdade! Os músculos “desaparecem” porque aumentamos a quantidade de gordura na terceira idade, e diminuimos a massa magra e o colágeno (aquela proteína que deixa a nossa pele bem mais firme). Mas não se preocupe, com uma alimentação correta e prática regular de exercícios físicos, você ainda pode conseguir manter seus músculos bem definidos!
7- Algumas doenças são normais em idosos
Um último mito para encerrar nossa lista! Pare e pense: se é uma doença, não pode ser considerada normal! Se não faz bem ao seu corpo ou a sua saúde, é porque não deve estar lá. Doenças mais comuns em idosos, como pressão alta e diabetes devem ser tratadas com o maior cuidado, pois são um risco à saúde dos idosos! O certo é envelhecer bem e saudável. Cuide-se!