Grupo Conviva

A importância da vacinação para os idosos

idoso sendo vacinado

A vacinação é uma das grandes responsáveis por evitar doenças em pessoas de todas as idades. No caso dos idosos, as vacinas são fundamentais para se prevenir de algumas infecções que podem gerar diversas complicações para a saúde.

Os idosos são um grupo mais vulnerável, já que passam por alterações comuns no organismo devido à idade. Certas disfunções na imunidade e a presença de doenças crônicas degenerativas são fatores que podem ter influência nessas situações.

É por isso que algumas infecções são melhor toleradas por pessoas mais jovens e oferecem riscos extras para os idosos. Uma gripe comum, por exemplo, pode acarretar em uma pneumonia. Essa última, por sua vez, pode complicar ainda mais outras partes do organismo. Portanto, a melhor opção é se proteger antes da chegada das doenças!

Principais vacinas recomendadas para idosos

Algumas vacinas são mais indicadas para os idosos e estão disponíveis na rede pública de saúde. Veja abaixo 4 doenças que são combatidas pela vacinação:

Influenza – Indica-se tomar a vacina contra a gripe uma vez por ano, preferencialmente próximo da chegada do inverno. Gripes fortes em idosos podem desencadear pneumonias, e a vacinação comprovadamente reduz a a gravidade da doença e suas complicações.

Pneumonia – A vacina antipneumocócica costuma ser aplicada em dose única. É muito importante se proteger, já que a pneumonia é também responsável por deteriorar o quadro geral de saúde do idoso, podendo trazer complicações não só para os pulmões, mas também cardíacas.

Tétano – A vacinação contra o tétano deve ser confirmada a cada período de 10 anos. Como idosos são propensos a acidentes domésticos, é fundamental que estejam sempre em dia com essa vacina.

Febre amarela – Devem se vacinar contra  a febre amarela os idosos que vivem em regiões onde a doença ocorre e também aqueles que vão viajar para essas áreas. Também é uma vacina de dose única, que deve ser reforçada a cada 10 anos se necessário.

         

Sobre o Autor Ver todos os posts

Grupo Conviva

Um espaço humanizado para o idoso. Um novo conceito no cuidado para o idoso. Com espaço situado em uma área verde de 5 mil m², em Indaiatuba, ele aproxima as pessoas da natureza, oferecendo qualidade de vida através de estímulos, trocas de experiências, socialização e convivência em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *