Grupo Conviva

Os benefícios do contato entre idosos e jovens

Uma vez que as pessoas estão vivendo mais, é muito importante a presença de um novo olhar em relação aos valores da sociedade, enxergando as pessoas pelo que são e não pelo que produzem. Assim, o contato entre duas gerações, chamado de intergeracionalidade, não é apenas o convívio social entre pessoas de diferentes idades, mas sim a relação de convívio harmonioso e respeitoso que visa compreender os limites e as necessidades de cada geração, bem como as diferenças entre elas.

Estas relações tem sido cada vez mais comuns e trazem muitos benefícios para ambos. Para os idosos, estes benefícios incluem aumento da auto-estima, mais suporte social e assistência, sentimento de utilidade pois ensina e transmite suas experiências  sabedoria, e aquisição de novos conhecimentos e aprendizados. Para os jovens, podemos citar os inúmeros aprendizados e sabedoria que adquirem com os mais velhos, a valorização da velhice e quebra de preconceitos, e as reflexões sobre o próprio processo de envelhecimento.

Dessa forma, as trocas intergeracionais não devem acontecer apenas na família, mas também devem ser incentivadas em políticas governamentais, nos meios de comunicação e nas escolas. Só dessa forma existirá respeito mútuo entre as gerações, as crianças e jovens estarão conscientes do valor e importância dos idosos na nossa sociedade, e serão capazes de aceitar de forma positiva todas as fases da vida, uma vez que o envelhecimento é um processo natural e universal.

Sobre o Autor Ver todos os posts Autor

Rebeca Caldeira

Bacharel em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestranda em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolve pesquisa com cuidadores de idosos também idosos. Especialista em Estimulação Cognitiva para idoso pelo Instituto Pinus Longaeva. Capacitada para ministrar Dança Sênior pelo Instituto Bethesda. Atualmente, desenvolve trabalho como gerontóloga no Conviva Day Care, em Indaiatuba.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *